INCorporativa EmpreendedorINCorporativa NegóciosINCorporativa PautasEditora INCorporativa

INCorporativa Empreendedor
login
Esqueci a senha
 
Gerenciador Financeiro
   
PAC-PME

 

Gerenciador Financeiro
 
       
  Bookmark and Share     
#Sustentabilidade
Logística reversa como ferramenta para o desenvolvimento sustentável da empresa

A empresa pode ganhar com isto economicamente

Destaque

  Views: 8051 - incorporativa.com.br - reprodução permitida com link para fonte
Esta pauta é de sua assessoria? Cadastre-se na Agência de Pautas INCorporativa.
14/06/2010 - Ana Paula Arbache

Para analisarmos o papel da logística reserva frente à demanda planetária por sustentabilidade precisamos, primeiramente, entender as seguintes questões:

- O que é logística reversa?
- Qual a relação entre a logística reversa e a sustentabilidade?
- Quais os benefícios econômicos que a logística reversa pode trazer para uma empresa?

A logística reversa é um meio que uma empresa utiliza para trazer de volta para sua planta todos os resíduos ou descartes de materiais provenientes de um produto oferecido por ela para o mercado. Trata-se do gerenciamento do fluxo reverso dos materiais, também conhecimento como “política do berço ao berço”.

Estes resíduos podem ser desde a embalagem, que envolve o produto, até o próprio produto quando o mesmo está obsoleto.

Há uma análise fundamental a fazer: se considerarmos que o ciclo de vida dos produtos está reduzindo sistematicamente, a obsolescência pertinente a eles tende a aumentar, tornando o descarte do próprio produto uma conseqüência imediata.

Portanto, temos dois fatores a serem considerados a partir destes pontos:

1) O aumento da demanda do produto e o descarte do mesmos quando obsoletos;
2) A garantia de fornecimento de matéria prima, com extração da natureza para suprir o aumento de produção causado pela obsolescência.

Ao falarmos de descarte de produtos percebemos um aumento em progressão geométrica do lixo gerado pelo custo do ciclo de vida do produto, portanto, este processo equivale a um grande impacto na natureza. Conforme aumenta o consumo reduz-se a disponibilidade de insumos in natura para garantir a disponibilidade da inovação no mercado.

O papel da logística reversa está em reduzir o lixo, aumentar a disponibilidade de matéria prima, incentivar ativamente pesquisas e o desenvolvimento de produtos aliados à natureza.

A empresa pode ganhar com isto economicamente. Ao levarmos em conta a lei da oferta e da procura, a demanda de insumos in natura tende a crescer e, consequentemente, seu custo tende a crescer na mesma proporção.

A implementação da logística reversa pode ter como desdobramento a redução do risco da empresa ao enfrentar a pressão dos fornecedores de insumo, mantendo-se ativa em um mercado, cada vez mais potencializado por demandas por inovação.
Temos que levar em consideração que a indústria de alumínio já utiliza intensamente este processo, reutilizando cerca de 98% de todas as latas descartadas, reduzindo o complexo e caro processo de extração de bauxita e transformando em alumínio.

Pensar na logística reversa é pensar em alavancar práticas e estratégias que possam gerar negócios mais sustentáveis, seja do ponto de vista social, financeiro e ambiental.


* Ana Paula Arbache - Sócia diretora da Arbache Consultoria é responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Cidadania Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental. Doutora em Educação pela PUC/SP também é docente dos cursos de MBA Gestão Empresarial da FGV. Já escreveu diversas publicações e também ministrou palestras nacionais e internacionais. Organizadora do livro Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras, da Editorama.
paula@arbache.com.br
Facebook xCurta a INCorporativa no Facebook
Twitter xAcompanhe pelo Twitter
Newsletter xReceba a Newsletter
Envie notícias xViu alguma notícia e quer que publiquemos? Envie-nos


Mais de hoje:
  25/04/2014 - Desafios do RH: uma perspectiva de negócio
  24/04/2014 - Menos burocracia, mais liberdade às MPE’s
  24/04/2014 - Tecnologia e logística, uma dupla de sucesso
  24/04/2014 - Maioria das menções nas redes sociais apoia a aprovação...
  24/04/2014 - Pequenas empresas perdem espaço no mercado externo


 

 

 

 

px
Linked In
RSS Feeds Twitter

Ganhe GRÁTIS 02 ebooks
Responda à pesquisa na página

Tantra

artigos
 
Publique seus Artigos
- Faça o login para publicar
 
Janaina Nogueira
Como se planejar para não errar com a sua estratégia de marketing digi...
 
Ernesto Berg
Os 12 Pecados Fatais do Atendimento ao Cliente
 
Fábio Mazotto
Temos o LUGAR CERTO para a PESSOA CERTA?
 
Helder Prado Sampaio
Análise de Negócios – Como se faz?
 
Carlos Renato
Entenda as Bandeiras Tarifárias
 
Paulo Massuno
Governança Corporativa
 
   
- Mais vistos - Ver todos

 
 
 
AGÊNCIA DE PAUTAS, HOJE
Assessoria, cadastre-se aqui

Visite o site
 
 
x
 
 
 
  Editora INCorporativa  
EDITORA INCorporativa
Desenvolvemos sua publicação empresarial - jornais, revistas, informativos. Saiba mais
A Editora INCorporativa mantém este site, além de uma revista online. Veja abaixo.
 
  Pautas INCorporativa   PAUTAS INCorporativa
Assessorias de comunicação publicam seus releases e sugestões de pauta.
O site divulga os textos nas redes sociais e o distribui a jornalistas cadastrados. Saiba mais
 
  incorporativa negócios   INCorporativa NEGÓCIOS
Revista online desenvolvida em conjunto com assessorias de comunicação.
Matérias inéditas. Faça seu anúncio permanente, a revista não sai do ar. Saiba mais
 
  VOCÊ ESTÁ AQUI:
  INCorporativa Empreendedor   INCorporativa EMPREENDEDOR
Notícias e artigos de interesse ao empreendedor e seus colaboradores.
Cadastrados podem inserir artigos sobre negócios e utilizar o gerenciador financeiro Meu Dinheiro.
Acesse diariamente e atualize-se. Siga-nos no Facebook e Twitter.
       
 
Noticias e Artigos  
Administração
Artigos Diversos
Artigos dos leitores
Comércio Exterior
Editoriais
Empreendedorismo - MPE
Entrevistas
Especiais
Eventos. Cursos.
Finanças e Economia
Franchising
Legislação / Jurídico
Mídias/Redes Sociais
Marketing, publicidade, Marcas
 
 
 
 
Cadastro Nas Redes Sociais
Linkedin
Twitter
ME Adiciona
 
Institucional
Fale Conosco
Parcerias
Quem Somos
Termos de Uso
Política Privacidade
 
 
 
Mais
Sugerir artigos
Sugerir pauta
Afiliados
Meu Gerente
 
Marcas que Brilham
.
Meu Dinheiro
 
Artigos refletem única e exclusivamente a opinião de seus autores. Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação ou à Revista INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.

 

 

INCorporativa, Revista INCorporativa, Revista Corporativa são Marcas Registradas - 2007-2013.
Esta publicação online é gratuita, uma cortesia da 
© Editora INCorporativa - Comunicação e Produção Editorial

Reprodução de conteúdo permitida com link para a fonte.