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#Comércio Exterior
Significado e importância do comércio internacional no desenvolvimento das nações

A crescente liberalização do comércio impulsiona a mobilidade empresarial

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26/02/2010 - Prof. Nelson Ludovico *

Com uma maior integração, os países membros tendem a abandonar produções de determinados produtos menos rentáveis, que passarão a ser executadas por algum de seus parceiros e especializar-se-ão em produtos de maior rentabilidade, criando assim novo elo no comércio internacional e estreitando suas redes de trocas.

Ao ativarem as exportações pela especialização da produção em bens ajustados à estrutura interna de recursos, os países aumentam a sua produtividade gerando meios que garantem o aumento da sua capacidade de importação. As redes internacionais de trocas baseadas nas diferenças estruturais favorecerão a troca de recursos abundantes por recursos escassos.

Por outro lado a crescente liberalização do comércio que resulta não somente dos processos de integração, mas também de sucessivos acordos multinacionais, impulsiona a mobilidade empresarial, pois permite o acesso fácil de empresas de qualquer nacionalidade a qualquer mercado. Assim, a vantagem comparativa somente baseada nos fatores tradicionais da economia clássica – recursos naturais, mão de obra e capital – diminui a sua referencia como sustentáculo da competitividade nacional crescendo a importância de outros recursos – gestão empreendedora, relacionamento e informação – na consolidação da competitividade empresarial no quadro da nova economia.

Tradicionalmente o trabalho e a terra abundantes na maior parte das nações menos desenvolvidas poderiam ser permutados com vantagens mútuas pelo capital e tecnologia avançada abundantes nas nações mais desenvolvidas. Na nova realidade econômica, para que essa permuta seja vantajosa deveriam os detentores da terra e do trabalho controlar estes fatores garantindo as vantagens na troca, fato que raramente ocorre, pois a livre movimentação permite que os mais fortes controlem todo o recurso – tradicionais ou contemporâneos - independente da sua localização.

O Brasil possui vantagens comparativas em commodities - produtos agrícolas ou minérios - que têm seus preços são fixados por bolsas operando em outros países, e que são muitas vezes comercializadas por empresas estrangeiras. Além dos recursos naturais, a pesquisa e a mão-de-obra aplicada estão neste caso proporcionando vantagens a quem controla, e não a quem é detentor dos recursos.

Como reação a esse fato, o Brasil deverá atuar em duas frentes: em uma primeira frente tentar penetrar fortemente em mercados mais sofisticados – aviação, informática – que conduzam à utilização dos fatores nacionais em produções especializadas e não induzidas por outros países, como é o caso de terceirizações ou mesmo de investimentos em produções que aproveitem somente recursos e trabalho. Na segunda frente, ao aproveitar os seus recursos estratégicos – petróleo, etanol, armamento, alimentos e, sobretudo água – cria condições que o tornam uma referencia estratégica e não somente fonte de riquezas.

* Prof. Nelson Ludovico é doutor e mestre em comércio exterior e negócios internacionais, prof na FGV/SP desde 1984, coordena MBA no Instituto Nacional de Pós-Graduação -INPG desde 1990. Autor de livros pela Ed.Saraiva e sócio do LICEX.
www.licex.com.br
ludovico@licex.com.br
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