INCorporativa EmpreendedorINCorporativa NegóciosINCorporativa PautasEditora INCorporativa

INCorporativa Empreendedor
login
Esqueci a senha

   
PAC-PME

 

Empreenda mais e melhor!
FAÇA O CADASTRO E ASSISTA AGORA - Como gastar menos e acertar mais na abertura do seu negócio
E-mail
Nome:

Gerenciador Financeiro
 
       
  Bookmark and Share     
#RH / #Gestão Pessoas / #Coaching



Nenhum registro encontrado!

 


 
Perfil das gerações (Baby Boomer, X, Y e Z) no Brasil

Será que o seu perfil profissional realmente condiz com o de sua geração? Qual o perfil das gerações no mercado brasileiro?


  Views: 9743 - incorporativa.com.br - reprodução permitida com link para fonte
Esta pauta é de sua assessoria? Cadastre-se na Agência de Pautas INCorporativa.
28/05/2010

Essas e outras perguntas foram respondidas em uma pesquisa personalizada sobre as características das gerações Baby Boomer, X, Y e Z, realizada pela Dasein, empresa de Executive Search. O estudo tem foco na teoria das gerações aplicadas à realidade brasileira, perfis, performance e modelo de liderança.

De acordo com a presidente da Dasein, Adriana Prates, com a realização das entrevistas foi possível perceber que o conceito de gerações no Brasil é bastante particular e ajuda a entender as razões pelas quais o Brasil atualmente ocupa um lugar de destaque no cenário mundial.

Abrangendo as classes A, B e C, a pesquisa ouviu mais de 300 profissionais de dez estados brasileiros - Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Ceará, Goiás e Amazonas. A pesquisa foi aplicada via internet, através de e-mails e uso da mídia social - facebook, de 20 de abril a 7 de maio.

Conforme Adriana, o grande motivador para realizar a pesquisa, foi apresentar dados concretos sobre a realidade brasileira, no que tange às quatro gerações: Baby Boomer (entre 50 e 69 anos), X (entre 30 e 49 anos), Y (de 18 a 29 anos) e Z (de 6 a 17 anos). "Ao identificarmos que o já foi publicado na mídia sobre o tema estava relacionado apenas com as realidades americana e europeia, identificamos um gap estrutural de contexto, portanto formulamos perguntas chave que trouxessem essa realidade vivenciada por todos em face das principais ocorrências no Brasil", explica.

Aspectos como poder, gestão de conflitos, regras e padrões empresariais e as motivações individuais para o trabalho e consequente produtividade distancia as gerações no ambiente de trabalho. De acordo com o resultado da pesquisa, cada geração reage diferente à forma como é atraída, mantida e desenvolvida dentro da empresa, demandando por sua vez uma gestão totalmente diferente do que existe hoje.

Dados da pesquisa:

Quantidade de Pesquisados

Baby Boomer - 18,24%
Geração X - 32,56%
Geração Y - 35,50%
Geração Z - 13,70%

Dados apresentados pela pesquisa:

Desenho:
- Quando perguntado qual o desenho que representa cada pesquisado, foi possível perceber que o pica-pau aparece em todas as gerações em 85% dos entrevistados. Também é possível observar que entre gerações próximas, alguns desenhos se repetem. Entre os Baby Boomers e Geração X aparece com maior frequência o Tom & Jerry e entre as Gerações Y e Z, He-man.

Brinquedo:
- Por se tratar de um contexto que sofre influência de avanços tecnológicos, é nítida a diferenciação em cada geração dos brinquedos utilizados. Os Baby Boomers brincavam com carrinho de rolimã (homens) e bambolê e boneca (mulheres), enquanto que os da Geração X, de Gênius (homens) e boneca (mulheres). A Geração Y teve a presença dos brinquedos Lego, Yô-Yô, Pogobol, Autorama e a Boneca Barbie. Já a Geração mais tecnológica (Z), o game play station 3, Wii, boneca Barbie e Polly como os mais lembrados.

Marca:
- A marca mais lembrada pelos 307 pesquisados foi a All Star com 77%. Da Geração X à Z, a Nike ganha o segundo lugar (19%). As demais marcas mais citadas entre as quatro gerações foram: Lewis Straws, Kichute, Jeans Lee, Tênis Bamba, Adidas, Nescau, Barbie e Zara.

Super Herói:
- Como recordista nas quatro gerações, o Super-Homem é imbatível com 91%. Entretanto, observa-se nas quatro gerações outras incidências como o Homem Aranha (6%) e Mulher Maravilha (3%), de forma expressiva. Todavia, é possível perceber outros diferentes super heróis em cada geração: Baby Boomer (Ultraman), Geração X (O homem de 6 milhões de dólares), Geração Y (Power Rangers) e Geração Z (Meninas Super Poderosas).
Facebook xCurta a INCorporativa no Facebook
Twitter xAcompanhe pelo Twitter
Newsletter xReceba a Newsletter
Envie notícias xViu alguma notícia e quer que publiquemos? Envie-nos



 

 

 

 

px
Linked In
RSS Feeds Twitter
chana vasco   Chana Vasco
Entrevista:
O que é Coach
     
mônica carvalho   Mônica Carvalho
Entrevista:
Home Office
     
cynthia mastropascha   Cynthia Mastropascha
Entrevista: Valores pessoais
como diferencial empreendedor
     
isaac martins   Isaac Martins
Entrevista:
Telemarketing
     
marcelo martins   Marcelo Martins
Entrevista:
Comércio Eletrônico
     
 bruno blankenburg    Bruno Blankenburg
Entrevista:
Gestão de tempo
     
 j b maxx    Prof. J. B. Maxx
Entrevista: Intraempreendedorismo
     
 luciano amato   Luciano Amato
Entrevista: Liderança e
atendimento ao cliente
 
     
 lilian cury   Lilian Cury
Entrevista:
Inclusão
 
     
 isaac martins    Isaac Martins
Técnica de vendas:
Soco de Café
     
artigos
 
Publique seus Artigos
- Faça o login para publicar
 
Rogerio Lubk
Imprudências empreendedoras
 
Ernesto Berg
Os 8 Maiores Bloqueadores da Criatividade
 
Janaina Nogueira
4 ações do Inbound Marketing
 
Prof Adolfo Plinio Pereira
Redes sociais e rendimento no trabalho: é preciso atenção!
 
Roberto Blatt
Apple, Google, Microsoft, Samsung e a Automação Residencial
 
Diagnóstico Empresarial
 
   
- Mais vistos - Ver todos

 
 
AGÊNCIA DE PAUTAS, HOJE
Assessoria, cadastre-se aqui
17:8  Alunos e professores da Wellness realizam 13º Festival de Dança
17:24  Vitta inaugura nova sede
16:55  Comediante Felipe Hamachi apresenta noite de humor com a participação de convidados no Mahôe Bar
16:3  Hotéis em Miami para quem busca luxo e conforto
15:53   Golgran mostra seu potencial e inovação com o lançamento de instrumentais para especialistas em ortodontia durante a 19ª ORTO
15:16  Setembro: apresentações musicais gratuitas no Shopping Curitiba
14:9  Soluções Tuper serão destaque na Construmetal
14:9   Nova coleção da Bobstore já está no Shopping Crystal

Visite o site
 
 
x
 
 
 
  Editora INCorporativa  
EDITORA INCorporativa
Desenvolvemos sua publicação empresarial - jornais, revistas, informativos. Saiba mais
A Editora INCorporativa mantém este site, além de uma revista online. Veja abaixo.
 
  Pautas INCorporativa   PAUTAS INCorporativa
Assessorias de comunicação publicam seus releases e sugestões de pauta.
O site divulga os textos nas redes sociais e o distribui a jornalistas cadastrados. Saiba mais
 
  incorporativa negócios   INCorporativa NEGÓCIOS
Revista online desenvolvida em conjunto com assessorias de comunicação. Saiba mais
 
  VOCÊ ESTÁ AQUI:
  INCorporativa Empreendedor   INCorporativa EMPREENDEDOR
Notícias e artigos de interesse ao empreendedor e seus colaboradores.
Cadastrados podem inserir artigos sobre negócios e utilizar o gerenciador financeiro Meu Dinheiro.
Acesse diariamente e atualize-se. Siga-nos no Facebook e Twitter.
 
       
 
Noticias e Artigos  
Administração
Artigos Diversos
Artigos dos leitores
Comércio Exterior
Editoriais
Empreendedorismo - MPE
Entrevistas
Especiais
Eventos. Cursos.
Finanças e Economia
Franchising
Legislação / Jurídico
Mídias/Redes Sociais
Marketing, publicidade, Marcas
 
 
 
 
Cadastro Nas Redes Sociais
Linkedin
Twitter
ME Adiciona
 
Institucional
Fale Conosco
Parcerias
Quem Somos
Termos de Uso
Política Privacidade
 
 
 
Mais
Sugerir artigos
Sugerir pauta
Afiliados
Meu Gerente
 
Marcas que Brilham
.
Meu Dinheiro
 
Artigos refletem única e exclusivamente a opinião de seus autores. Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação ou à Revista INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.

 

 

INCorporativa, Revista INCorporativa, Revista Corporativa são Marcas Registradas - 2007-2014.
Esta publicação online é gratuita, uma cortesia da 
© Editora INCorporativa - Comunicação e Produção Editorial

Reprodução de conteúdo permitida com link para a fonte.