INCorporativa EmpreendedorINCorporativa NegóciosINCorporativa PautasEditora INCorporativa

INCorporativa Empreendedor
login
Esqueci a senha
 
Gerenciador Financeiro
   
PAC-PME

 

Gerenciador Financeiro
 
       
  Bookmark and Share     
#RH / #Gestão Pessoas / #Coaching



Nenhum registro encontrado!

 


 
Perfil das gerações (Baby Boomer, X, Y e Z) no Brasil

Será que o seu perfil profissional realmente condiz com o de sua geração? Qual o perfil das gerações no mercado brasileiro?


  Views: 9112 - incorporativa.com.br - reprodução permitida com link para fonte
Esta pauta é de sua assessoria? Cadastre-se na Agência de Pautas INCorporativa.
28/05/2010

Essas e outras perguntas foram respondidas em uma pesquisa personalizada sobre as características das gerações Baby Boomer, X, Y e Z, realizada pela Dasein, empresa de Executive Search. O estudo tem foco na teoria das gerações aplicadas à realidade brasileira, perfis, performance e modelo de liderança.

De acordo com a presidente da Dasein, Adriana Prates, com a realização das entrevistas foi possível perceber que o conceito de gerações no Brasil é bastante particular e ajuda a entender as razões pelas quais o Brasil atualmente ocupa um lugar de destaque no cenário mundial.

Abrangendo as classes A, B e C, a pesquisa ouviu mais de 300 profissionais de dez estados brasileiros - Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Ceará, Goiás e Amazonas. A pesquisa foi aplicada via internet, através de e-mails e uso da mídia social - facebook, de 20 de abril a 7 de maio.

Conforme Adriana, o grande motivador para realizar a pesquisa, foi apresentar dados concretos sobre a realidade brasileira, no que tange às quatro gerações: Baby Boomer (entre 50 e 69 anos), X (entre 30 e 49 anos), Y (de 18 a 29 anos) e Z (de 6 a 17 anos). "Ao identificarmos que o já foi publicado na mídia sobre o tema estava relacionado apenas com as realidades americana e europeia, identificamos um gap estrutural de contexto, portanto formulamos perguntas chave que trouxessem essa realidade vivenciada por todos em face das principais ocorrências no Brasil", explica.

Aspectos como poder, gestão de conflitos, regras e padrões empresariais e as motivações individuais para o trabalho e consequente produtividade distancia as gerações no ambiente de trabalho. De acordo com o resultado da pesquisa, cada geração reage diferente à forma como é atraída, mantida e desenvolvida dentro da empresa, demandando por sua vez uma gestão totalmente diferente do que existe hoje.

Dados da pesquisa:

Quantidade de Pesquisados

Baby Boomer - 18,24%
Geração X - 32,56%
Geração Y - 35,50%
Geração Z - 13,70%

Dados apresentados pela pesquisa:

Desenho:
- Quando perguntado qual o desenho que representa cada pesquisado, foi possível perceber que o pica-pau aparece em todas as gerações em 85% dos entrevistados. Também é possível observar que entre gerações próximas, alguns desenhos se repetem. Entre os Baby Boomers e Geração X aparece com maior frequência o Tom & Jerry e entre as Gerações Y e Z, He-man.

Brinquedo:
- Por se tratar de um contexto que sofre influência de avanços tecnológicos, é nítida a diferenciação em cada geração dos brinquedos utilizados. Os Baby Boomers brincavam com carrinho de rolimã (homens) e bambolê e boneca (mulheres), enquanto que os da Geração X, de Gênius (homens) e boneca (mulheres). A Geração Y teve a presença dos brinquedos Lego, Yô-Yô, Pogobol, Autorama e a Boneca Barbie. Já a Geração mais tecnológica (Z), o game play station 3, Wii, boneca Barbie e Polly como os mais lembrados.

Marca:
- A marca mais lembrada pelos 307 pesquisados foi a All Star com 77%. Da Geração X à Z, a Nike ganha o segundo lugar (19%). As demais marcas mais citadas entre as quatro gerações foram: Lewis Straws, Kichute, Jeans Lee, Tênis Bamba, Adidas, Nescau, Barbie e Zara.

Super Herói:
- Como recordista nas quatro gerações, o Super-Homem é imbatível com 91%. Entretanto, observa-se nas quatro gerações outras incidências como o Homem Aranha (6%) e Mulher Maravilha (3%), de forma expressiva. Todavia, é possível perceber outros diferentes super heróis em cada geração: Baby Boomer (Ultraman), Geração X (O homem de 6 milhões de dólares), Geração Y (Power Rangers) e Geração Z (Meninas Super Poderosas).
Facebook xCurta a INCorporativa no Facebook
Twitter xAcompanhe pelo Twitter
Newsletter xReceba a Newsletter
Envie notícias xViu alguma notícia e quer que publiquemos? Envie-nos


 

 

 

 

px
Linked In
RSS Feeds Twitter

Ganhe GRÁTIS 02 ebooks
Responda à pesquisa na página

Tantra

artigos
 
Publique seus Artigos
- Faça o login para publicar
 
Janaina Nogueira
Querendo abrir sua primeira loja virtual? Confira essas dicas.
 
Ernesto Berg
Os 12 Pecados Fatais do Atendimento ao Cliente
 
Fábio Mazotto
Temos o LUGAR CERTO para a PESSOA CERTA?
 
Helder Prado Sampaio
Análise de Negócios – Como se faz?
 
Carlos Renato
Entenda as Bandeiras Tarifárias
 
Paulo Massuno
Governança Corporativa
 
   
- Mais vistos - Ver todos

 
 
 
AGÊNCIA DE PAUTAS, HOJE
Assessoria, cadastre-se aqui
15:17  Empresas lançam novidades para a Copa do Mundo e investem em produtos tecnológicos
08:8  Senadora Lídice da Mata apoia o Brasil+Competitivo

Visite o site
 
 
x
 
 
 
  Editora INCorporativa  
EDITORA INCorporativa
Desenvolvemos sua publicação empresarial - jornais, revistas, informativos. Saiba mais
A Editora INCorporativa mantém este site, além de uma revista online. Veja abaixo.
 
  Pautas INCorporativa   PAUTAS INCorporativa
Assessorias de comunicação publicam seus releases e sugestões de pauta.
O site divulga os textos nas redes sociais e o distribui a jornalistas cadastrados. Saiba mais
 
  incorporativa negócios   INCorporativa NEGÓCIOS
Revista online desenvolvida em conjunto com assessorias de comunicação.
Matérias inéditas. Faça seu anúncio permanente, a revista não sai do ar. Saiba mais
 
  VOCÊ ESTÁ AQUI:
  INCorporativa Empreendedor   INCorporativa EMPREENDEDOR
Notícias e artigos de interesse ao empreendedor e seus colaboradores.
Cadastrados podem inserir artigos sobre negócios e utilizar o gerenciador financeiro Meu Dinheiro.
Acesse diariamente e atualize-se. Siga-nos no Facebook e Twitter.
       
 
Noticias e Artigos  
Administração
Artigos Diversos
Artigos dos leitores
Comércio Exterior
Editoriais
Empreendedorismo - MPE
Entrevistas
Especiais
Eventos. Cursos.
Finanças e Economia
Franchising
Legislação / Jurídico
Mídias/Redes Sociais
Marketing, publicidade, Marcas
 
 
 
 
Cadastro Nas Redes Sociais
Linkedin
Twitter
ME Adiciona
 
Institucional
Fale Conosco
Parcerias
Quem Somos
Termos de Uso
Política Privacidade
 
 
 
Mais
Sugerir artigos
Sugerir pauta
Afiliados
Meu Gerente
 
Marcas que Brilham
.
Meu Dinheiro
 
Artigos refletem única e exclusivamente a opinião de seus autores. Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação ou à Revista INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.

 

 

INCorporativa, Revista INCorporativa, Revista Corporativa são Marcas Registradas - 2007-2013.
Esta publicação online é gratuita, uma cortesia da 
© Editora INCorporativa - Comunicação e Produção Editorial

Reprodução de conteúdo permitida com link para a fonte.