INCorporativa EmpreendedorINCorporativa NegóciosINCorporativa PautasEditora INCorporativa

INCorporativa Empreendedor
login
Esqueci a senha

   
PAC-PME

 

Newsletter
E-mail
Nome:

Gerenciador Financeiro
 
       
  Bookmark and Share     
#RH / #Gestão Pessoas / #Coaching



Nenhum registro encontrado!

 


 
Perfil das gerações (Baby Boomer, X, Y e Z) no Brasil

Será que o seu perfil profissional realmente condiz com o de sua geração? Qual o perfil das gerações no mercado brasileiro?


  Views: 9730 - incorporativa.com.br - reprodução permitida com link para fonte
Esta pauta é de sua assessoria? Cadastre-se na Agência de Pautas INCorporativa.
28/05/2010

Essas e outras perguntas foram respondidas em uma pesquisa personalizada sobre as características das gerações Baby Boomer, X, Y e Z, realizada pela Dasein, empresa de Executive Search. O estudo tem foco na teoria das gerações aplicadas à realidade brasileira, perfis, performance e modelo de liderança.

De acordo com a presidente da Dasein, Adriana Prates, com a realização das entrevistas foi possível perceber que o conceito de gerações no Brasil é bastante particular e ajuda a entender as razões pelas quais o Brasil atualmente ocupa um lugar de destaque no cenário mundial.

Abrangendo as classes A, B e C, a pesquisa ouviu mais de 300 profissionais de dez estados brasileiros - Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Ceará, Goiás e Amazonas. A pesquisa foi aplicada via internet, através de e-mails e uso da mídia social - facebook, de 20 de abril a 7 de maio.

Conforme Adriana, o grande motivador para realizar a pesquisa, foi apresentar dados concretos sobre a realidade brasileira, no que tange às quatro gerações: Baby Boomer (entre 50 e 69 anos), X (entre 30 e 49 anos), Y (de 18 a 29 anos) e Z (de 6 a 17 anos). "Ao identificarmos que o já foi publicado na mídia sobre o tema estava relacionado apenas com as realidades americana e europeia, identificamos um gap estrutural de contexto, portanto formulamos perguntas chave que trouxessem essa realidade vivenciada por todos em face das principais ocorrências no Brasil", explica.

Aspectos como poder, gestão de conflitos, regras e padrões empresariais e as motivações individuais para o trabalho e consequente produtividade distancia as gerações no ambiente de trabalho. De acordo com o resultado da pesquisa, cada geração reage diferente à forma como é atraída, mantida e desenvolvida dentro da empresa, demandando por sua vez uma gestão totalmente diferente do que existe hoje.

Dados da pesquisa:

Quantidade de Pesquisados

Baby Boomer - 18,24%
Geração X - 32,56%
Geração Y - 35,50%
Geração Z - 13,70%

Dados apresentados pela pesquisa:

Desenho:
- Quando perguntado qual o desenho que representa cada pesquisado, foi possível perceber que o pica-pau aparece em todas as gerações em 85% dos entrevistados. Também é possível observar que entre gerações próximas, alguns desenhos se repetem. Entre os Baby Boomers e Geração X aparece com maior frequência o Tom & Jerry e entre as Gerações Y e Z, He-man.

Brinquedo:
- Por se tratar de um contexto que sofre influência de avanços tecnológicos, é nítida a diferenciação em cada geração dos brinquedos utilizados. Os Baby Boomers brincavam com carrinho de rolimã (homens) e bambolê e boneca (mulheres), enquanto que os da Geração X, de Gênius (homens) e boneca (mulheres). A Geração Y teve a presença dos brinquedos Lego, Yô-Yô, Pogobol, Autorama e a Boneca Barbie. Já a Geração mais tecnológica (Z), o game play station 3, Wii, boneca Barbie e Polly como os mais lembrados.

Marca:
- A marca mais lembrada pelos 307 pesquisados foi a All Star com 77%. Da Geração X à Z, a Nike ganha o segundo lugar (19%). As demais marcas mais citadas entre as quatro gerações foram: Lewis Straws, Kichute, Jeans Lee, Tênis Bamba, Adidas, Nescau, Barbie e Zara.

Super Herói:
- Como recordista nas quatro gerações, o Super-Homem é imbatível com 91%. Entretanto, observa-se nas quatro gerações outras incidências como o Homem Aranha (6%) e Mulher Maravilha (3%), de forma expressiva. Todavia, é possível perceber outros diferentes super heróis em cada geração: Baby Boomer (Ultraman), Geração X (O homem de 6 milhões de dólares), Geração Y (Power Rangers) e Geração Z (Meninas Super Poderosas).
Facebook xCurta a INCorporativa no Facebook
Twitter xAcompanhe pelo Twitter
Newsletter xReceba a Newsletter
Envie notícias xViu alguma notícia e quer que publiquemos? Envie-nos


Seu comentário é bem vindo, porém todos os comentários têm de ser liberados e nenhum tipo de propaganda será tolerada. Usuário que postar propaganda será BANIDO.

comments powered by Disqus

 

 

 

 

px
Linked In
RSS Feeds Twitter

CURSO

artigos
 
Publique seus Artigos
- Faça o login para publicar
 
Janaina Nogueira
Qual a diferença entre marketing e publicidade?
 
Ernesto Berg
Você é estressado? Faça o teste
 
Prof Adolfo Plinio Pereira
Redes sociais e rendimento no trabalho: é preciso atenção!
 
Roberto Blatt
Apple, Google, Microsoft, Samsung e a Automação Residencial
 
Paulo Massuno
Diagnóstico Empresarial
 
Pedro Paulo Morales
O que a vitória da Alemanha tem a nos ensinar sobre gestão?
 
   
- Mais vistos - Ver todos

 
 
AGÊNCIA DE PAUTAS, HOJE
Assessoria, cadastre-se aqui
17:17  “Solare” é o novo espetáculo de Roberta Vieira e banda
15:44  Comitê Setorial de Informática recebe prêmio do PGQP pela 6ª vez
15:34  Sexta-feira (22) tem Negra Li no Shopping Curitiba
15:27  Vantagens de utilizar lã de vidro no isolamento térmico e acústico
15:26  ECO Sistemas recebe Selo Verde Solução Sustentável
15:12   SIM Galeria participa da SP-Arte/Foto 2014
14:28  Tuper apresenta soluções para construção civil na Concrete Show 2014
14:27  Sugestão Pauta - Transição de carreira - orientação profissional e networking fortalecido ajudam na transição de carreira

Visite o site
 
 
x
 
 
 
  Editora INCorporativa  
EDITORA INCorporativa
Desenvolvemos sua publicação empresarial - jornais, revistas, informativos. Saiba mais
A Editora INCorporativa mantém este site, além de uma revista online. Veja abaixo.
 
  Pautas INCorporativa   PAUTAS INCorporativa
Assessorias de comunicação publicam seus releases e sugestões de pauta.
O site divulga os textos nas redes sociais e o distribui a jornalistas cadastrados. Saiba mais
 
  incorporativa negócios   INCorporativa NEGÓCIOS
Revista online desenvolvida em conjunto com assessorias de comunicação. Saiba mais
 
  VOCÊ ESTÁ AQUI:
  INCorporativa Empreendedor   INCorporativa EMPREENDEDOR
Notícias e artigos de interesse ao empreendedor e seus colaboradores.
Cadastrados podem inserir artigos sobre negócios e utilizar o gerenciador financeiro Meu Dinheiro.
Acesse diariamente e atualize-se. Siga-nos no Facebook e Twitter.
 
       
 
Noticias e Artigos  
Administração
Artigos Diversos
Artigos dos leitores
Comércio Exterior
Editoriais
Empreendedorismo - MPE
Entrevistas
Especiais
Eventos. Cursos.
Finanças e Economia
Franchising
Legislação / Jurídico
Mídias/Redes Sociais
Marketing, publicidade, Marcas
 
 
 
 
Cadastro Nas Redes Sociais
Linkedin
Twitter
ME Adiciona
 
Institucional
Fale Conosco
Parcerias
Quem Somos
Termos de Uso
Política Privacidade
 
 
 
Mais
Sugerir artigos
Sugerir pauta
Afiliados
Meu Gerente
 
Marcas que Brilham
.
Meu Dinheiro
 
Artigos refletem única e exclusivamente a opinião de seus autores. Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação ou à Revista INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.

 

 

INCorporativa, Revista INCorporativa, Revista Corporativa são Marcas Registradas - 2007-2014.
Esta publicação online é gratuita, uma cortesia da 
© Editora INCorporativa - Comunicação e Produção Editorial

Reprodução de conteúdo permitida com link para a fonte.