Internacionalização dos pequenos negócios - #Comércio Exterior https://www.google.com/appserve/mkt/p/ABMBUQNF_ZZQIgLv7lqQNcSgvY2XHQqooDnzPrT-XURcaujJY2Rd0BUOgSoxn22cRrroXseTT_hpoLyOgzvCuSVAYFdcAPDvpAuF9gLgS074wgL4
 
INC EmpreendedorINC Pautas..editora

 

MASTER PROFESSIONAL - Crie 5 produtos altamente lucrativos

Após 10 ANOS e 40.000 títulos publicados,
creio já ter feito o bastante pelo empreendedorismo,
ao menos por este canal.
Este site está à venda, completo, com domínio e clientes.
Entre em contato com sua proposta

 

INCorporativa Empreendedor

Gerenciador Financeiro
móvel
       
#Comércio Exterior Bookmark and Share    
  30/09/2014 - Reintegra: incentivo do governo às exportações
  05/12/2013 - Os dez anos do Brasil Exportador
  05/11/2013 - Exportação: formas de se encontrar parcerias internaciona...
1 2  3  4  5  6   
Internacionalização dos pequenos negócios

Pesquisa do Sebrae Minas aponta motivações e barreiras que influenciam a exportação de produtos e serviços mineiros


  Views: 10629 - incorporativa.com.br - reprodução permitida com link para fonte

 21/11/2013

Estados Unidos, Argentina e China são os principais países que as micro, pequenas e médias empresas mineiras exportam. Das empresas no estado que vendem produtos e serviços para outros países, 51% são micro e pequenas, porém elas representam 0,8% do valor total exportado. As barreiras e as motivações que impulsionam os pequenos negócios a exportarem são apontadas pela pesquisa do Sebrae Minas sobre a Internacionalização dos Negócios.

De acordo com a pesquisa, feita com 245 empresários mineiros, as principais dificuldades internas encontradas pelas empresas para exportar são: custo alto em transporte e serviços (63%), dificuldade em oferecer crédito aos clientes (48%) e problema em exercer um controle efetivo sobre os intermediários (46%). Já as barreiras externas destacadas foram: variação na taxa de câmbio (66%), concorrência externa (63%) e os tramites para exportar (58%).

Por outro lado, os empresários informaram as principais motivações para exportarem, entre elas, a demanda internacional frequente por seu produto e serviço (47%), expansão do negócio (41%) e a diversificação do mercado (29%).

O estudo mostrou que a maioria dos entrevistados exporta quatro vezes ao ano. A pesquisa também apontou que a exportação tem um peso relevante para as micro, pequenas e médias empresas que exportam, já que para 43% das empresas o mercado externo representa de 1% e 25% do faturamento ou 29,5% das vendas anuais.

Em relação a gestão do negócio, o estudo destacou aspectos que favorecem e vão na contra mão da exportação. Entre os pontos fortes das empresas estão o foco na oferta de novas linhas de produtos e serviços e a utilização de estratégias competitivas. Já a tendência de favorecimento de projetos de baixo risco com rendimento certo, a postura cautelosa diante das incertezas e a propensão para desenvolver projetos de baixo risco são aspectos que desfavorecem a exportação.

Expectativas

Para os próximos cinco anos, as metas das empresas exportadoras envolvem: expansão dos negócios por meio de novos investimentos, atendimento a novos mercados e aumento da participação no mercado interno.

Perfil exportador

A pesquisa também avaliou o perfil do empresário e da empresa que exporta. De acordo com o estudo, 68% dos entrevistados são homens, em média com 41 anos e em sua maioria (80%) possuem graduação ou pós graduação completa. Além disso, a participação de familiares na gestão do negócio é expressiva (55,5%) e 41% têm mais de 20 anos de mercado.




 

 

 

 

px

artigos

 
 
Luciano Antonio Serrano
Liderança Praticada na Azul Linhas Aéreas
 
Allan Alves
10 dicas para aumentar a sua empregabilildade
 
   
- Mais vistos - Ver todos

 

 

 

 
 
       
 
  Pautas INCorporativa   PAUTAS INCorporativa
Assessorias de comunicação publicam seus releases e sugestões de pauta.
O site divulga os textos nas redes sociais e o distribui a jornalistas cadastrados. Saiba mais
 
  incorporativa negócios   INCorporativa NEGÓCIOS
Desenvolvemos sua publicação empresarial - jornais, revistas, informativos - Saiba mais
 
 
Noticias e Artigos  
Administração
Artigos Diversos
Artigos dos leitores
Comércio Exterior
Editoriais
Empreendedorismo - MPE
Entrevistas
Especiais
Eventos. Cursos.
Finanças e Economia
Franchising
Legislação / Jurídico
Mídias/Redes Sociais
Marketing, publicidade, Marcas
 
 
 
 
 
Artigos refletem única e exclusivamente a opinião de seus autores. Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação ou à Revista INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.
 
       
 
   

 

 

INCorporativa, Revista INCorporativa, Revista Corporativa são Marcas Registradas - 2007-2018.
Esta publicação online é gratuita, uma cortesia da 
© Editora INCorporativa - Comunicação e Produção Editorial

Reprodução de conteúdo permitida com link para a fonte.