-
 
INC EmpreendedorINC Pautas..editora

 

Após 10 ANOS e 40.000 títulos publicados,
creio já ter feito o bastante pelo empreendedorismo,
ao menos por este canal.
Este site está à venda, completo, com domínio e clientes.
Entre em contato com sua proposta

 

INCorporativa Empreendedor
login
Esqueci a senha

Linked In
RSS Feeds Twitter

 

Divulgue-se!


FAÇA O CADASTRO

e publique seus artigos

 

E-mail
Nome:


Gerenciador Financeiro
móvel
       
  Bookmark and Share     
  19/05/2014 - Marco Civil: o que muda no seu e-commerce?
  15/10/2013 - O futuro dos jornais
  06/08/2013 - Por um Brasil mais competitivo: uma boa notícia
  03/07/2013 - Editora Globo anuncia apoio ao PAC-PME
  14/06/2013 - CLT: 70 anos
  06/06/2013 - Como sobreviver à tributação
1 2  3  4  5  6   
Informação é o primeiro passo?

Quem vem primeiro, a informação ou a ação? O ovo ou a galinha?

Destaque

  Views: 41302 - incorporativa.com.br - reprodução permitida com link para fonte
Esta pauta é de sua assessoria? Cadastre-se na Agência de Pautas INCorporativa.

 21/07/2014

Eu quero assumir aqui um compromisso com você, falarei sobre o assunto mais adiante.

O título do texto é o slogan deste site, isso muitos já sabem. Nasceu mesmo antes do nome, do registro da marca, do sistema. E foi gerado à partir de uma necessidade minha de obter mais conhecimento, mais informação, porque eu havia acabado de quebrar. Acredite, quebrar mesmo, baixar as portas, "fechar" o CNPJ e ficar empilhando as dívidas que ficaram. Seguiram-se três meses de arroz com salsicha e felizmente não pagava aluguel.

Quem não passou por isso? Quem ainda não corre o risco de passar? Seja um negócio que não deu certo, um emprego perdido, o que sobram são as dívidas e um sentimento de derrota, de incompetência. Isso já lhe ocorreu?

Pois se já ocorreu - ou está ocorrendo - escrevo este texto meio rascunhado, entre atribulações do congresso online - porque na quinta feira passada estes sentimentos voltaram por algumas horas devido a uma decepção com um fornecedor. E pensei comigo: alguém pode estar sentindo isso, ou passando por aquela situação, preciso dizer que isso não é exclusividade. Então leia atentamente o que vou dizer agora e lembre-se disso se estiver precisando, ou um dia precisar, ou se uma hora dessas sentir algo assim:

- A culpa pode não ser sua!

Foi por isso que criei este slogan: Informação é o primeiro passo. Porque na época que quebrei - e não foi a primeira vez - dei-me conta do problema: foi falta de informação. Foi falta de conhecimento.

Veja bem, isso gerou uma atitude, o sinal de adição. Veio então informação, outro sinal de adição (atitude), mais informação (atitude), mais informação e assim por diante.

Faltou conhecimento. Não o conhecimento técnico, eu edito revistas e livros há mais tempo do que me lembro, já criei e editei mais revistas e jornais do que posso me lembrar, já editei livros de autores que nem me lembro mais o nome, até porque no quesito livros sempre o fiz como terceirizado ou funcionário. Digo que me dei conta de não ter conhecimentos gerais de administração, de gestão, marketing, logística, principalmente de vendas, atendimento ao cliente e questões tributárias - um pesadelo!

Porque você empreendedor, antes de tudo, tem que ser herói. Pode conhecer absolutamente cada detalhe de seu ramo de negócio, pode ter a capacidade de resolver qualquer tipo de problema em seu ramo, mas não é suficiente! Você tem que ser expert no que faz, além de ser administrador, vendedor, contador, webmaster, fazer a comida e lavar a louça.

Parece nunca ser suficiente.

E ajuda? Rá! Pode receber até o apoio dos familiares, de alguns amigos, mas aquele que deveria REALMENTE apoiar não nos apoia: o governo, este nosso eterno sócio - mas sócio só dos ganhos, porque prejuízo ele não quer dividir de jeito algum!

Experimente ganhar alguma coisa e esqueça dele para ver o que acontece! Porém tenha a certeza absoluta: se for o contrário e você entrar no prejuízo, ELE esquecerá de você sem qualquer cerimônia.

Não quero ser injusto: ficou mais fácil abrir empresa, ter nota fiscal e, assim, ter mais oportunidades. Com jeitinho, até participar de concorrências públicas. Quer dizer, abrir é fácil, mas manter é que são outros quinhentos - e destes quinhentos ainda descontado o devido imposto de renda, o INSS, o ISS, PIS, COFINS, ENFINS. Que o diga os 50% dos MEIs que estão inadimplentes com o Fisco devido a menos de R$ 50,00 mensais.

Há poucos dias publiquei que o Simples não beneficia MPEs sem empregados e hoje sobre a aprovação do "novo" Supersimples para o setor de serviços - que, em alguns casos, pode até aumentar a carga tributária.

Não bastasse toda esta "torcida" contra, há ainda o baixo caixa para investimento, capital de giro, inovação e por aí vai.

Portanto, não se culpe se não conseguiu ou se vier a não conseguir manter-se no mercado. É experiência.

Voltando ao título deste texto, eu falava sobre informação. Pois eu, naquela época, mantive apenas este site. Foi o que me sobrou de uma quebra total. Porque eu acreditava que, um dia, poderia ser um bom site, porque neste banco de dados eu poderia construir uma biblioteca com toda a informação que me faltou então, da mesma forma que outras pessoas também teriam acesso e poderiam tomar para si o benefício do conhecimento.

Por anos atualizei o site nas horas vagas, à noite, na madrugada antes de sair. Tornei-o então um negócio logo depois que o jornal onde trabalhava foi descontinuado em outubro de 2012, mal havia alavancado quando problemas pessoais me afastaram do trabalho por quase um ano. E lá estava eu com um CNPJ inativo. Não havia outra alternativa senão usar novamente aquele "sinal de adição": a AÇÃO.

É isso que quero te passar: ação. Tem uma ideia, algo que motiva? Analise o custo de oportunidade, tanto o fazer quanto o não fazer. E não pense muito, informe-se e faça. Ou fique onde está, com arrepios quando ouve a musiquinha do Fantástico.

Voltei há dois meses decidido a não mais publicar tão somente textos, voltei querendo oferecer ao público algo mais. Queria especialistas de verdade, pois eu também preciso aprender mais. E então veio a ideia deste congresso online, gratuito. Andei assistindo alguns durante os últimos meses e disse a mim mesmo: eu sou capaz de fazer isso! E pela primeira vez na minha vida, um camarada que nem foto colocava nas redes sociais deixou o gravador digital de lado e passou a fazer entrevistas em vídeo, tremendo feito vara verde.

E sabe que eu gostei?

Diante disso, deixo um recado final a você: meu compromisso agora é com informação - e das boas. Não me contento mais com coisas feitas pelas madrugadas. E, assim como eu, você é totalmente capaz de ter uma ideia e de colocá-la em prática sem esperar por aquela hora exata, pelo momento propício que nunca chegará. Mas fazendo-o com base sólida, com conhecimento, informação, minimizando os riscos.

Some informação com atitude. E depois me conte os resultados, ficarei muito orgulhoso com isso.

Facebook xCurta a INCorporativa no Facebook
Twitter xAcompanhe pelo Twitter
Newsletter xReceba a Newsletter
Envie notícias xViu alguma notícia e quer que publiquemos? Envie-nos



 

 

 

 

px
Sexualidade

egoi

artigos
 
Publique seus Artigos
- Faça o login para publicar
 
Allan Alves
10 dicas para aumentar a sua empregabilildade
 
Ernesto Berg
Todos Têm Aptidão para Liderar
 
proefi
Porque realizar uma pesquisa de Clima Organizacional
 
Helder Sampaio
Certificado Digital – Você ainda vai ter um!
 
H.R.Meirim
Médias e pequenas empresas estão começando a olhar para a atividade lo...
 
Paulo Massuno
Comunicação eficaz nas empresas
 
   
- Mais vistos - Ver todos

 
 
 
AGÊNCIA DE PAUTAS, HOJE
Assessoria, cadastre-se aqui
11:4  ABRAIDI integra Coalizão Interamericana de Ética no Setor de DMI

Visite o site
x
 
 
 
  Editora INCorporativa  
INCorporativa Comunicação
Comunicação e divulgação para empresas, profissionais liberais e produtos Saiba mais
 
  Pautas INCorporativa   PAUTAS INCorporativa
Assessorias de comunicação publicam seus releases e sugestões de pauta.
O site divulga os textos nas redes sociais e o distribui a jornalistas cadastrados. Saiba mais
 
  incorporativa negócios   INCorporativa NEGÓCIOS
Desenvolvemos sua publicação empresarial - jornais, revistas, informativos - Saiba mais
 
  VOCÊ ESTÁ AQUI:
  INCorporativa Empreendedor   INCorporativa EMPREENDEDOR
Notícias e artigos de interesse ao empreendedor e seus colaboradores.
Cadastrados podem inserir artigos sobre negócios e utilizar o gerenciador financeiro Meu Dinheiro.
Acesse diariamente e atualize-se. Siga-nos no Facebook e Twitter.
 
       
 
Noticias e Artigos  
Administração
Artigos Diversos
Artigos dos leitores
Comércio Exterior
Editoriais
Empreendedorismo - MPE
Entrevistas
Especiais
Eventos. Cursos.
Finanças e Economia
Franchising
Legislação / Jurídico
Mídias/Redes Sociais
Marketing, publicidade, Marcas
 
 
 
 
Cadastro Nas Redes Sociais
Linkedin
Twitter
ME Adiciona
 
Institucional
Fale Conosco
Parcerias
Quem Somos
Termos de Uso
Política Privacidade
 
 
 
Mais
Sugerir artigos
Sugerir pauta
Afiliados
 
PAC-PME
 
Meu Gerente
 
Marcas que Brilham
.
Meu Dinheiro
 
Artigos refletem única e exclusivamente a opinião de seus autores. Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação ou à Revista INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.

 

 

INCorporativa, Revista INCorporativa, Revista Corporativa são Marcas Registradas - 2007-2014.
Esta publicação online é gratuita, uma cortesia da 
© Editora INCorporativa - Comunicação e Produção Editorial

Reprodução de conteúdo permitida com link para a fonte.