https://www.google.com/appserve/mkt/p/ABMBUQNF_ZZQIgLv7lqQNcSgvY2XHQqooDnzPrT-XURcaujJY2Rd0BUOgSoxn22cRrroXseTT_hpoLyOgzvCuSVAYFdcAPDvpAuF9gLgS074wgL4

ESTE SITE ESTÁ À VENDA

 

CONTATO


 
INC EmpreendedorINC Pautas..editora

 

MASTER PROFESSIONAL - Crie 5 produtos altamente lucrativos

Após 10 ANOS e 40.000 títulos publicados,
creio já ter feito o bastante pelo empreendedorismo,
ao menos por este canal.
Este site está à venda, completo, com domínio e clientes.
Entre em contato com sua proposta

 

INCorporativa Empreendedor

Gerenciador Financeiro
móvel
       
  Bookmark and Share    
#RH / #Gestão Pessoas / #Coaching
Por favor, parem de me ROTULAR!

O autoconhecimento é fundamental para atingir seus objetivos pessoais e profissionais

Este artigo foi visto 3744 vezes

07/12/2011 - Geórgia Villas Bôas Borges*

“Paulo* é ousado, competitivo, dono de uma personalidade forte! Se irrita se os prazos não são cumpridos ou prorrogados. Tem dificuldade com pessoas que sejam mais lentas no pensar e agir... Orientado para resultados, esse é seu maior talento! Pode ser tão opinativo sobre uma questão, que terá dificuldade de deixar os outros participarem.”

O parágrafo acima é parte do relatório de um teste de perfil comportamental feito por um coachee (cliente do processo de Coaching). Ele me procurou com objetivo de desenvolver a sua liderança. No momento da coleta de dados, Paulo fez questão de mostrar o resultado do teste aplicado pela empresa no último mês e que o deixou muito incomodado.

Paulo relatou o que o incomodou:

§ A forma como saiu o resultado, afirmando que ele não deixava os outros contribuírem com idéias, que dissimulava seus sentimentos para parecer mais amistoso, que era intolerante com pessoas com ritmos diferentes...

§ Na devolutiva (reunião a qual o cliente recebe o resultado do relatório), o consultor não aceitou quando ele questionou alguns pontos que não concordava, dizendo “você está resistente ao resultado”;

§ O teste seria um dos pontos analisados para uma possível promoção e com o perfil do resultado seria muito difícil ele conseguir ser o novo gerente regional;

§ Ele não acredita que um teste é capaz de mostrar quem ele é, muito menos que deveria prevalecer aos resultados alcançados.

O relato do Paulo é mais comum do que imaginamos, os clientes falam sobre o incômodo de serem rotulados como agressivos, perfeccionistas, tratores, bonzinhos, calmo, ansiosos etc.

Diante deste cenário é importante saber:

1. É fundamental que o consultor que fará a devolutiva seja certificado no instrumento, ou seja, que ele tenha a formação onde recebe as instruções de como fazer a leitura do resultado e principalmente dos cuidados da devolutiva;

2. Na maioria dos testes já está informado na introdução que não reflete 100% do avaliado e por isso, há pontos que não serão validados;

3. Os comportamentos descritos são tendências, não representa a totalidade do avaliado: como dizer que uma pessoa é agressiva 24 horas por dia, com todas as pessoas, o tempo todo?

4. Os textos dos relatórios muitas vezes são da forma do exemplo acima, como se estivesse afirmando o que a pessoa é, mas cabe ao consultor explicar que o foco são os comportamentos e não o rótulo!

DICAS de como aproveitar o seu relatório:

1. Não considere rótulos, não é este o objetivo dos testes! O seu foco deve ser nos comportamentos: será que quando estou pressionado, deixo as pessoas da minha equipe opinarem ou prefiro resolver sozinho?

2. Não concordou com algum ponto? Você tem todo o direito de questionar e deixar a informação para sua análise e observação posterior;

3. Se for uma versão 180° ou 360°, esteja atento aos pontos destacados, mesmo que não concorde, analise: Se a minha equipe avaliou que tenho atitudes agressivas, qual o custo de ficar com esta imagem?

4. Encerre a reunião com um plano de ação para resolver pelo menos 1 comportamento que fará a diferença rumo a sua meta!

O autoconhecimento é fundamental para atingir seus objetivos pessoais e profissionais, por isso, não desconsidere fazer um assessment para ajudá-lo a traçar as melhores estratégias! Temos vários instrumentos no mercado específicos para vendas, análise de equipe, liderança, resiliência e até para medir a maturidade profissional e pessoal.

Este espaço é nosso! Fica o convite para trocarmos idéias, experiências, dúvidas, sugestões de temas... Sucesso!!!

 



Leia também:
  13/06/2017 - Liderança Praticada na Azul Linhas Aéreas
  13/06/2017 - A Arte de Questionar-se!
  13/06/2017 - Atitudes de Lider - Líder Multiplicador

 

 

 

 

px

artigos

 
 
Luciano Antonio Serrano
Liderança Praticada na Azul Linhas Aéreas
 
Allan Alves
10 dicas para aumentar a sua empregabilildade
 
   
- Mais vistos - Ver todos

 

 

 

 
 
       
 
  Pautas INCorporativa   PAUTAS INCorporativa
Assessorias de comunicação publicam seus releases e sugestões de pauta.
O site divulga os textos nas redes sociais e o distribui a jornalistas cadastrados. Saiba mais
 
  incorporativa negócios   INCorporativa NEGÓCIOS
Desenvolvemos sua publicação empresarial - jornais, revistas, informativos - Saiba mais
 
 
Noticias e Artigos  
Administração
Artigos Diversos
Artigos dos leitores
Comércio Exterior
Editoriais
Empreendedorismo - MPE
Entrevistas
Especiais
Eventos. Cursos.
Finanças e Economia
Franchising
Legislação / Jurídico
Mídias/Redes Sociais
Marketing, publicidade, Marcas
 
 
 
 
 
Artigos refletem única e exclusivamente a opinião de seus autores. Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação ou à Revista INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.
 
       
 
   

 

 

INCorporativa, Revista INCorporativa, Revista Corporativa são Marcas Registradas - 2007-2018.
Esta publicação online é gratuita, uma cortesia da 
© Editora INCorporativa - Comunicação e Produção Editorial

Reprodução de conteúdo permitida com link para a fonte.