https://www.google.com/appserve/mkt/p/ABMBUQNF_ZZQIgLv7lqQNcSgvY2XHQqooDnzPrT-XURcaujJY2Rd0BUOgSoxn22cRrroXseTT_hpoLyOgzvCuSVAYFdcAPDvpAuF9gLgS074wgL4

ESTE SITE ESTÁ À VENDA

 

CONTATO


 
INC EmpreendedorINC Pautas..editora

 

MASTER PROFESSIONAL - Crie 5 produtos altamente lucrativos

Após 10 ANOS e 40.000 títulos publicados,
creio já ter feito o bastante pelo empreendedorismo,
ao menos por este canal.
Este site está à venda, completo, com domínio e clientes.
Entre em contato com sua proposta

 

INCorporativa Empreendedor

Gerenciador Financeiro
móvel
       
  Bookmark and Share    
#RH / #Gestão Pessoas / #Coaching
Liderança Transformacional

De que forma a liderança transformacional pode promover a cultura organizacional?

Este artigo foi visto 747 vezes

11/11/2015 - Allan Alves*

A harmonia e a sensibilidade são virtudes que representam condições primordiais para o dia a dia das organizações na arte de liderar, assim como nos lares e na sociedade.

É admissível que a liderança permita a capacidade de ser aprendida e aprimorada. Não é por acaso que cito “as virtudes na arte de liderar”, pois uma vez conectadas com o ambiente, proporcionam à liderança a chance de perceber o que é importante para si e para o grupo, alinhando razão, emoção e espiritualidade.

Embora existam inúmeras propostas sobre liderança, as mudanças organizacionais e os novos contextos entraram em absoluta sintonia com a Liderança Transformacional.

Eis algumas características fundamentais que todos os Líderes Transformacionais possuem:

Carisma – Os LT’s (vamos neste texto abreviá-los assim) geram irresistível atração, o que impulsiona pessoas a lhe seguirem de forma inconsciente;

Visão – Os LT’s são dotados da capacidade de articular uma visão de alternância que os liderados possam identificar e praticar;

Inspiração – São especialistas na capacidade de inspirar aos outros a desempenhar o seu melhor, em busca de desafios e resultados extraordinários;

Consideração individualizada – São servidores de atenção, respeito e responsabilidade aos liderados;

Estimulação intelectual – Proporcionam novas ideias, enfoques e jamais se contentam com resultados idênticos ou rotinas entediantes;

Reunindo características tão potencialmente promissoras, a liderança transformacional é capaz de engajar uma ou mais pessoas, tanto líderes como liderados, para que juntos elevem o nível de motivação e moral. É uma parceria: líder procurará motivos potenciais no sentido de satisfazer necessidades de alto nível e assumirá os seus liderados por essência, ensinando-lhes, individualmente, a ser uma pessoa total.

Daí o motivo pelo qual a liderança transformacional tem sido considerada um modelo que atende com assertividade ao contexto corporativo, capaz de atender as demandas das organizações, que vivem dias intensamente turbulentos, marcados por intensa complexidade ambiental, crise de comprometimento e de credibilidade.

Citamos alguns exemplos da liderança transformacional, mas isso não significa que tenham caráter de exceção. Posso afirmar que os LT’s estão em todas as partes de nosso cotidiano, especialistas em envolvimento, carisma, visão e inspiração. Podemos encontrá-los nos lares, através de pais que possuem a tarefa de desenvolver crianças e até mesmo em treinadores de futebol ou líderes religiosos.

Vale ressaltar que quando tratamos de desenvolvimento moral, os LT’s conduzem os liderados a transcender interesses pessoais, em prol do interesse de toda equipe e da organização. Eles utilizam capacidades e competências como inspiração visionária, têm excelente poder de comunicação e uma abordagem para projetos baseada na delegação de poderes de decisão, autonomia e participação dos funcionários, portanto são promotores da descentralização.

A liderança transformacional é uma expansão da liderança transacional. Esta última enfatiza a transação ou troca que ocorre entre líder e liderados, na qual a liderança oferece recompensas e os seus liderados cumprem as obrigações. Esta troca é baseada na discussão entre ambos, na qual especificam condições e recompensas que podem receber, caso alcancem os requisitos definidos. É a dimensão da liderança segundo a qual, as pessoas seguem um determinado caminho caso possam vislumbrar algum benefício futuro.

Os LT’s não substituem o processo transacional, mas potencializam seus efeitos. Portanto, a grande contribuição da liderança transformacional é a promoção da cultura organizacional. A riqueza deste processo colaborativo gera grande percepção do papel que a liderança exerce no compartilhamento de sua visão. Com isso, encoraja todos os setores, até atingir a base.

Imagine a incorporação deste estilo em sua empresa, seja você empresário (a) ou funcionário (a).

Pense nisso e sucesso sempre!

Allan Rodrigues Alves é Diretor Presidente da RHSG Gestão de Pessoas e Soluções, Treinador Comportamental, Coach, Consultor, Palestrante e Facilitador. Coautor dos livros O PODER DO COACHING pela Editora IBC, TREINAMENTOS COMPORTAMENTAIS e CONSULTORIA EMPRESARIAL, ambos pela Editora Ser Mais. Especialista em Recursos Humanos, atua no Desenvolvimento Humano, Treinamentos Corporativos, Liderança e Consultoria em RH.

allan@rhsg.com.br | www.rhsg.com.br | 0800 773 6026 (4654)

 



Leia também:
  13/06/2017 - Liderança Praticada na Azul Linhas Aéreas
  13/06/2017 - A Arte de Questionar-se!
  13/06/2017 - Atitudes de Lider - Líder Multiplicador

 

 

 

 

px

artigos

 
 
Luciano Antonio Serrano
Liderança Praticada na Azul Linhas Aéreas
 
Allan Alves
10 dicas para aumentar a sua empregabilildade
 
   
- Mais vistos - Ver todos

 

 

 

 
 
       
 
  Pautas INCorporativa   PAUTAS INCorporativa
Assessorias de comunicação publicam seus releases e sugestões de pauta.
O site divulga os textos nas redes sociais e o distribui a jornalistas cadastrados. Saiba mais
 
  incorporativa negócios   INCorporativa NEGÓCIOS
Desenvolvemos sua publicação empresarial - jornais, revistas, informativos - Saiba mais
 
 
Noticias e Artigos  
Administração
Artigos Diversos
Artigos dos leitores
Comércio Exterior
Editoriais
Empreendedorismo - MPE
Entrevistas
Especiais
Eventos. Cursos.
Finanças e Economia
Franchising
Legislação / Jurídico
Mídias/Redes Sociais
Marketing, publicidade, Marcas
 
 
 
 
 
Artigos refletem única e exclusivamente a opinião de seus autores. Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação ou à Revista INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.
 
       
 
   

 

 

INCorporativa, Revista INCorporativa, Revista Corporativa são Marcas Registradas - 2007-2018.
Esta publicação online é gratuita, uma cortesia da 
© Editora INCorporativa - Comunicação e Produção Editorial

Reprodução de conteúdo permitida com link para a fonte.