https://www.google.com/appserve/mkt/p/ABMBUQNF_ZZQIgLv7lqQNcSgvY2XHQqooDnzPrT-XURcaujJY2Rd0BUOgSoxn22cRrroXseTT_hpoLyOgzvCuSVAYFdcAPDvpAuF9gLgS074wgL4

ESTE SITE ESTÁ À VENDA

 

CONTATO


 
INC EmpreendedorINC Pautas..editora

 

MASTER PROFESSIONAL - Crie 5 produtos altamente lucrativos

Após 10 ANOS e 40.000 títulos publicados,
creio já ter feito o bastante pelo empreendedorismo,
ao menos por este canal.
Este site está à venda, completo, com domínio e clientes.
Entre em contato com sua proposta

 

INCorporativa Empreendedor

Gerenciador Financeiro
móvel
       
  Bookmark and Share    
#Marketing / #Publicidade / #Marcas
O Canal de Distribuição Lojas de Conveniência

O Que é Conveniência? Como se Caracteriza Uma Loja de Conveniência? Que Tipo de Produtos Elas Comercializam?

Este artigo foi visto 8566 vezes

07/08/2011 - Julio Cesar Santos*

Como conveniência, entende-se as mercadorias adquiridas geralmente a partir de necessidades diárias de consumidores, mesmo quando existem comparações de preço e qualidade.

A partir desse conceito, pode-se dizer que esse importante canal de distribuição surgiu – nas grandes metrópoles – com a finalidade principal de vender alimentos e artigos de primeira necessidade a determinados consumidores.

Dessa forma, podemos afirmar que as Lojas de Conveniência são pequenas lojas que oferecem variedade e profundidade restritas. Ou seja, sua linha de produtos é limitada, embora seus produtos sejam de alta rotatividade.

Localizado próximo às áreas residenciais de grande circulação, esse tipo de loja possui instalações de no máximo 250 m² e abre muitas horas ao dia – às vezes 24 horas, durante os sete dias da semana.

As Lojas de Conveniência trabalham com margens de lucro mais elevadas para compensar seus elevados custos operacionais e um menor volume de vendas. Operam sob o sistema de auto-serviço e satisfazem importantes necessidades dos consumidores para completar compras fora dos horários ou quando têm pouco tempo.

Não concorrem com as compras mensais das famílias nos supermercados e, por isso mesmo, seu formato é adequado às tendências de praticidade e rapidez no atendimento exigido pelo público hoje em dia.

Uma das principais vantagens das Lojas de Conveniência é o tipo de serviço oferecido aos consumidores, pois enquanto as famílias satisfazem a maior parte de suas necessidades alimentares nos supermercados, há espaço para compras não planejadas e especialidades não oferecidas nas grandes redes de lojas.

Além disso, pela conveniência da proximidade com os consumidores acabam absorvendo boa parcela de consumo que é impossível de ser atendida pelos supermercados – por exemplo.

Como são pequenas e com menor custo administrativo as Lojas de Conveniência podem abrir dia e noite e, portanto, acabaram se tornando uma ótima opção de compras em certos períodos do dia. As características da vida urbana fazem com que as compras noturnas apresentem maior valor agregado por produto, especialmente em determinadas categorias.

Hoje em dia já existem no Brasil algumas redes de Lojas de Conveniência que possuem poder de compra muito maior que uma loja individual, tais como a Select, a Stop & Shop, a BR Mania e a AM & PM. Na rede Shell, por exemplo, o abastecimento da maior parte dos itens é feito pelo maior atacadista do país – o Grupo Martins. Os preços de venda ficam ligeiramente acima dos praticados pelos supermercados, mas dentro de limites razoáveis. Essa rede oferece suporte gerencial e treinamento aos seus franqueados e, com isso, o trabalho gerencial de cada loja é facilitado.

O mix de produtos oferecidos pelas Lojas de Conveniência se concentra nas marcas líderes das categorias de produtos mais consumidos. Trata-se de produtos pelos quais muitos consumidores pagariam um pouco mais do que se fossem aos supermercados ou lojas de especialidades.

A principal desvantagem das Lojas de Conveniência é que elas têm poder de compra menor do que outros canais de distribuição e, em conseqüência disso, seus prazos de pagamento são mais reduzidos do que os dos supermercados e atacadistas – por exemplo. Dessa forma, os consumidores acabam pagando um pouco mais em troca da conveniência na hora da compra.

 



Leia também:
  13/06/2017 - Liderança Praticada na Azul Linhas Aéreas
  13/06/2017 - A Arte de Questionar-se!
  13/06/2017 - Atitudes de Lider - Líder Multiplicador

 

 

 

 

px

artigos

 
 
Luciano Antonio Serrano
Liderança Praticada na Azul Linhas Aéreas
 
Allan Alves
10 dicas para aumentar a sua empregabilildade
 
   
- Mais vistos - Ver todos

 

 

 

 
 
       
 
  Pautas INCorporativa   PAUTAS INCorporativa
Assessorias de comunicação publicam seus releases e sugestões de pauta.
O site divulga os textos nas redes sociais e o distribui a jornalistas cadastrados. Saiba mais
 
  incorporativa negócios   INCorporativa NEGÓCIOS
Desenvolvemos sua publicação empresarial - jornais, revistas, informativos - Saiba mais
 
 
Noticias e Artigos  
Administração
Artigos Diversos
Artigos dos leitores
Comércio Exterior
Editoriais
Empreendedorismo - MPE
Entrevistas
Especiais
Eventos. Cursos.
Finanças e Economia
Franchising
Legislação / Jurídico
Mídias/Redes Sociais
Marketing, publicidade, Marcas
 
 
 
 
 
Artigos refletem única e exclusivamente a opinião de seus autores. Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação ou à Revista INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.
 
       
 
   

 

 

INCorporativa, Revista INCorporativa, Revista Corporativa são Marcas Registradas - 2007-2018.
Esta publicação online é gratuita, uma cortesia da 
© Editora INCorporativa - Comunicação e Produção Editorial

Reprodução de conteúdo permitida com link para a fonte.