https://www.google.com/appserve/mkt/p/ABMBUQNF_ZZQIgLv7lqQNcSgvY2XHQqooDnzPrT-XURcaujJY2Rd0BUOgSoxn22cRrroXseTT_hpoLyOgzvCuSVAYFdcAPDvpAuF9gLgS074wgL4

ESTE SITE ESTÁ À VENDA

 

CONTATO


 
INC EmpreendedorINC Pautas..editora

 

MASTER PROFESSIONAL - Crie 5 produtos altamente lucrativos

Após 10 ANOS e 40.000 títulos publicados,
creio já ter feito o bastante pelo empreendedorismo,
ao menos por este canal.
Este site está à venda, completo, com domínio e clientes.
Entre em contato com sua proposta

 

INCorporativa Empreendedor

Gerenciador Financeiro
móvel
       
  Bookmark and Share    
Colaborativismo – Uma nova proposta de gestão empresarial

Artigo em parceria com Helder Prado Sampaio

Este artigo foi visto 7807 vezes

02/08/2011 - Roberto Blatt*

Observando o enorme poder de realização que provém dos esforços coletivos, noto que é possível, a partir daí, conceber um modelo empresarial extremamente competitivo, com enorme escalabilidade e capaz de proporcionar resultados superiores em todos os sentidos.

Inspirado pelo conceito do “crowdsourcing”, um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo ou desenvolver novas tecnologias (segundo a Wikipédia), percebi a viabilidade de trazer a filosofia de atuação compartilhada, em prol do conjunto, para estabelecer um novo conceito de gestão ou modelo empresarial, que passei a chamar de “colaborativismo”. Não encontrei novas definições para “colaborativismo” na Wikipédia e, portanto, sinto-me muito à vontade para usar o termo de acordo com o meu próprio entendimento.

O modelo empresarial colaborativista pressupõe o trabalho em equipe, orquestrado com inteligência, onde os elementos do grupo focam no resultado do conjunto, doando-se individualmente, sem visar recompensas imediatas.

A partir desta ideia central combinamos os elementos necessários para que este modelo pudesse produzir resultados efetivos, gerando oportunidade de negócios e, obviamente, retorno financeiro.

Um grupo de trabalho pode ser uma equipe de projetos, parceiros de negócios, empresas ou qualquer outra entidade, que se constitui e se organiza a partir dos seguintes elementos essenciais:

• Foco para atuar em prol do conjunto,
• Forte interação interna para formatação e operacionalização,
• Normalmente se organiza em “células de especialistas” e
• Estrutura de “inteligência operacional”, indispensável.

Cabe um esclarecimento Quanto ao conceito de "inteligência operacional". Inteligência Operacional é arte de identificar formas de executar com eficácia e eficiência as ações necessárias para atingir os objetivos propostos. Este trabalho exige visão estendida e de conjunto, capacidade para identificar implicações e desdobramentos múltiplos, avaliar reações em cascata e reagir rapidamente para salvaguardar os objetivos.

Fica evidente que o combustível que mantém o modelo é o “empreendedorismo”. Os comportamentos empreendedores são condições essenciais para o sucesso deste modelo empresarial. Como o ser humano é naturalmente “egoísta”, é vital revisitar os valores e entender que é preciso doar, sem contabilizar os esforços cedidos graciosamente ao grupo, pois a recompensa vem “em dobro”, naturalmente, em função do resultado do conjunto.

Quando se fala de “crowdsourcing”, por exemplo, percebemos algumas críticas contrárias... Alguns profissionais de TI acreditam que se trata de uma tentativa de reduzir o valor do trabalho da categoria. Já, no caso do colaborativismo, estas críticas perdem validade, pois o benefício mútuo é evidente, na maioria dos casos com vultosas recompensas financeiras.

Trata-se de um modelo sustentável, com forte apelo no equilíbrio das relações, que visa ao benefício do grupo, gerando e garantindo oportunidades para todos os participantes, hoje e sempre.

 



Leia também:
  13/06/2017 - Liderança Praticada na Azul Linhas Aéreas
  13/06/2017 - A Arte de Questionar-se!
  13/06/2017 - Atitudes de Lider - Líder Multiplicador

 

 

 

 

px

artigos

 
 
Luciano Antonio Serrano
Liderança Praticada na Azul Linhas Aéreas
 
Allan Alves
10 dicas para aumentar a sua empregabilildade
 
   
- Mais vistos - Ver todos

 

 

 

 
 
       
 
  Pautas INCorporativa   PAUTAS INCorporativa
Assessorias de comunicação publicam seus releases e sugestões de pauta.
O site divulga os textos nas redes sociais e o distribui a jornalistas cadastrados. Saiba mais
 
  incorporativa negócios   INCorporativa NEGÓCIOS
Desenvolvemos sua publicação empresarial - jornais, revistas, informativos - Saiba mais
 
 
Noticias e Artigos  
Administração
Artigos Diversos
Artigos dos leitores
Comércio Exterior
Editoriais
Empreendedorismo - MPE
Entrevistas
Especiais
Eventos. Cursos.
Finanças e Economia
Franchising
Legislação / Jurídico
Mídias/Redes Sociais
Marketing, publicidade, Marcas
 
 
 
 
 
Artigos refletem única e exclusivamente a opinião de seus autores. Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação ou à Revista INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.
 
       
 
   

 

 

INCorporativa, Revista INCorporativa, Revista Corporativa são Marcas Registradas - 2007-2018.
Esta publicação online é gratuita, uma cortesia da 
© Editora INCorporativa - Comunicação e Produção Editorial

Reprodução de conteúdo permitida com link para a fonte.